Em 1996 foi convidado para ser editor do jornal Paparazzi da ARFOC (Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro), referência para os profissionais de imagem em todo o país.

Na 3ª edição da Semana Cultural em Santa, Marcio foi convidado para ser o curador e coordenador geral das exposições de fotografias do evento. Marcio participou expondo suas imagens nas 2 primeiras edições, nas quais as exposições de fotografias eram sobre o carnaval.

Em 2006 o tema passou a ser festas populares de uma maneira geral. Por causa da repercussão criada pelo seu trabalho na Semana Cultural em Santa, ele foi convidado pelo Milton Guran (coordenador geral do FotoRio) para fazer a curadoria do Foto em Santa.

Em 2007 idealizou o JF em Foco (Festival de Fotografia de Juiz de Fora), no qual faz a coordenação geral e curadoria.

Após publicar uma matéria (texto e fotos) sobre como fotografar festas populares na revista Técnica e Prática, ofereceu para a revista Fotografe Melhor uma pauta sobre o fotógrafo Jean Solari (trabalhou nas revistas Cruzeiro e Realidade, entre outras). A publicação desta matéria em 2009 inaugurou uma nova seção na revista, Por Onde Anda.