Este ensaio foi realizado no município de Cataguases (MG).
Cataguases se tornou o centro industrial da Zona da Mata mineira, tendo também uma forte tradição cultural e artística. A industrialização tirou o homem do campo e esta desocupação foi acabando com as tradições locais. Uma delas, o culto à Santa Cruz ou aos Cruzeiros, era muito comum até os anos sessenta.
Nas vilas e terrenos haviam cruzeiros onde, semanalmente, ou quando muito mensalmente, era realizado ou cantado um terço. Eles foram abandonados e alguns literalmente caíram.
O Centro das Tradições Mineiras restaurou igrejas com seus cruzeiros, reinaugurando-os. A religiosidade popular sempre está ligada ao folclore e, por isso, com a reinauguração dos cruzeiros, voltaram manifestações tradicionais como o bate-pau, as charolas e o congado nos dias de festa.
O dia de festa começa com a cavalgada e mais ou menos no meio do caminho para a igreja acontece uma parada para o almoço. Um pouco mais tarde, começa a procissão com a imagem referenciada em direção ao Cruzeiro. Após as orações ao pé da cruz, começa a festa.
Todas as imagens deste álbum virtual estão protegidas pela lei do Direito Autoral, nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
É proibida toda e qualquer reprodução ou divulgação destas imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet sem prévia consulta e aprovação do autor.