Este ensaio é sobre o Boi de Maracanã. Ele tem mais de 100 anos de existência e é um dos mais tradicionais/populares de São Luís (MA), localizado num bairro aonde era uma aldeia tupinambá. Este boi é sotaque de matraca (dois pedaços de madeira).
Algumas das imagens mostram o batizado do boi. Para poder se apresentar durante o São João cada boi tem que ser batizado, com a presença de um padre. O padre fala que é uma benção ao invés de batizado, já que a igreja não pode batizar um ser que não está vivo. Mas todo mundo chama de batizado.
Também estão neste ensaio fotos da morte do boi. Eles fazem as últimas apresentações em bairros afastados do centro da cidade, pequenas comunidades. No dia da morte do boi, ele se esconde na floresta e os vaqueiros vão procurar-lo. Mesmo depois de achado ele tenta fugir algumas vezes.
Em 2011 o Bumba Meu Boi do Maranhão foi decretado Patrimônio Cultural do Brasil.
Todas as imagens deste álbum virtual estão protegidas pela lei do Direito Autoral, nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
É proibida toda e qualquer reprodução ou divulgação destas imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet sem prévia consulta e aprovação do autor.